quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O pensamento vivo e atual da Sociedade Teosófica em seus 136 anos

OS FUNDADORES - Helena Petrovna Blavatsky & Henry Steel Olcott
por Teosofia Em Sp Coordenadoria, quinta, 10 de Novembro de 2011 às 21:42


No dia 17 deste mês de novembro a Sociedade Teosófica completa 136 anos e não faltam motivos para comemorarmos com entusiasmo.

A Sociedade Teosófica embora seja secular em sua existência é milenar em seus fundamentos, uma vez que se alicerça no pensamento dos Neoplatônicos do século III, bem como no conhecimento da tradição-sabedoria, que se perde nas noites dos tempos.

Este saber, por ser antigo, não deve ser entendido por anacrônico. É o conhecimento arcano eterno e como tal  é e será sempre moderno.

A Sociedade Teosófica ao sistematizar este saber, trouxe à luz, principalmente para o Ocidente, uma nova concepção que permite a nós seres humanos nos posicionarmos diante dos "mistérios" da vida, dando-nos um sentido existencial, pois responde às eternas indagações que sempre estiveram a intrigar a nossa mente: De onde viemos? O quê aqui fazemos? Para onde vamos?

Esse conhecimento nos revela sobre a vida una e a importância em pautarmos nossa conduta dentro desta correta visão, tendo em vista que a separatividade ameaça a existência do todo.

Esta verdade hoje se torna perceptível e até fundamenta novas ciências, como, por exemplo, a ecologia.

A análise das questões sobre sociedade e natureza, até então orientada pela dicotomia onde sujeito-objeto são separados, começa a dar lugar a uma visão de mundo mais complexa, tendo como uma "nova" abordagem, o paradigma holístico. Isso deu origem à Teoria de Sistemas, à Teoria Gaia, à Teoria do Caos e a bela visão dos Fractais, teorias de diferentes campos do conhecimento, como o sistêmico, a matemática, a biologia e a física.

A Sociedade Teosófica é precursora e inspiradora desses movimentos, estando comprometida no despertar das mentes para o que é real.

Se o mundo hoje parece um tanto confuso, e de fato está, não restam dúvidas sobre o grande momento em que vivemos. Um momento único do despertar de uma nova era, permeada de luz, entendimento e bem-aventurança.

Portanto, nós teósofos temos reais motivos para nos sentir felizes em vermos que a semente da idéia se transformou numa árvore de muitos frutos.

Saúde à Sociedade Teosófica.

Antonio Carlos Jorge
Coordenadoria da ST no Estado de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário