domingo, 4 de dezembro de 2011

Onde a Teosofia e Espiritismo se Encontram

Mme Blavatsky
Allan Kardec

Onde a Teosofia e Espiritismo se Encontram
Francisco Araujo - Membro da Sociedade Teosófica

Capítulo 1

Capítulo 2

Capítulo 3

Capítulo 4

Capítulo 5

Espiritismo é a doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espíritos dos mortos.[1] Em outras acepções, nomeadamente segundo Rivail, dito Allan Kardec (1804-1869), é compreendido como uma doutrina de cunho filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.[1][2]
Desse modo, o termo pode se referir a:
  • Espiritualismo: uma doutrina filosófica que admite a existência do espírito como realidade substancial.
  • Doutrina espírita: como codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec).

A palavra Teosofia é de origem grega, "theos" (Deus), e "sophos" (sabedoria), significando literalmente "sabedoria divina", ou "conhecimento divino".
Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza FilosofiaReligião e Ciência. Embora essa afirmação não seja reconhecida universalmente, mas apenas por simpatizantes do ocultismo, pois creem que tanto hoje como na antiguidade, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias e nas principais ciências da humanidade, e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.
A teosofia foi apresentada ao mundo moderno por Helena Blavatsky, no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos países . Com seu caráter interdisciplinar, a teosofia proporciona uma ponte entre as diversas culturas e tradições religiosas. Segundo Blavatsky, “Teosofia é conhecimento divino ou ciência divina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário